
Grupo de Estudos em Filosofia,
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Phrònesis
O projeto, inicialmente, envolve a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mais especificamente, a Escola de Ciência e Tecnologia, sobretudo no que concerne aos graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e alunos de pós-graduação da UFRN, interessados na discussão desta temática. Neste bacharelado, estão implicadas componentes curriculares, como Ciência, Tecnologia e Sociedade e Ética em Ciência e Tecnologia, que estarão diretamente envolvidas na temática deste grupo de pesquisa. Deste modo, aqueles alunos iniciados nos conteúdos destas disciplinas, terão a oportunidade de fundamentar e aprofundar as temáticas ali desenvolvidas, com o objetivo de transformar o espaço de ensino, também em espaço de pesquisa acadêmica e científica. Estarão envolvidos, também, professores da mesma universidade que atuam dentro deste tema, como é o caso da Professora e Pesquisadora Carla G. Cabral, Professora Adjunta doutora da Escola de Ciência e Tecnologia (UFRN). Neste sentido, já podemos contar com a iniciativa de pelo menos, 15 alunos interessados no tema desta pesquisa, tal como se pode observar pelos integrantes que compõe o grupo.
INSTITUIÇÕES: Ademais, o projeto conta com a extensão ao alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em âmbito internacional, nacional e regional estão envolvidos neste projeto os seguintes pesquisadores e instituições:
1- Universidad de Oviedo (Espanha), através do Grupo de Pesquisa “Pesquisas e Estudos Sociais da Ciência”, coordenado pelo Prof. José Antonio López Cerezo que possui vasta experiência na área de CTS, tendo, inclusive, já ocupado o cargo de coordenador da Organização dos Estados Iberomericanos (OEI) para o Estudos de CTS e atualmente é Professor Dr. Catedrático da mesma universidade.
2- Universidad del Pais Vasco (Espanha), através do Pesquisador e Prof. Dr. Nicanor Lezaum, catedrático e especialista em CTS, com vários livros publicados na área e orientador dos estudos de doutorado da coordenadora deste projeto e colaborador de vários outros projetos desta envergadura em países da América Latina e Europa.
3- Universidad de Santiago (USACH/Chile), através do Instituto de Estudios Avanzados, o qual faz parte a Prof. Dra. Gloria Baigorrotegui, especialista na área de CTS.
4- Consejo Nacional Investigación Científica y Tecnológica (CONICET- Argentina), tendo como representante o Prof. Dr. Fernando Tuna Molina.
5- Universidade Estadual de Santa Cruz (Bahia), através da Prof. Dra. Vera Mendonça, que coordena o Núcleo de Estudos em Sociedade Educação e Políticas Públicas (NESEP) e possui pesquisas vinculados à área de Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia.
6- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Prof. Lenina Lopes Soares Silva, sobretudo, vinculando suas pesquisas ao tema sobre Cultura, Política e Educação.