top of page

  Desde seu surgimento, no final dos anos 60 e princípios dos 70, os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) têm dado mostra de sua importância, no sentido de refletir sobre o papel que ocupa a Ciência e a Tecnologia nas sociedades atuais. Surgido no seio da Sociologia do Conhecimento Científico, e da crítica filosófica ao modelo unidimensional e à visão essencialista e triunfalista da ciência e da tecnologia, estes estudos têm proporcionado o debate em torno à visão multidirecional da ciência e da tecnologia. Além disso, têm contribuído para uma leitura crítica sobre o papel que ocupa a ciência e a tecnologia na sociedade atual, que tornou-se eminentemente tecnocientífica.

 

  Assim, os estudos de CTS tem contribuído para fomentar a discussão sobre os aspectos sociais, políticos, culturais e educacionais que são influenciados pela ciência e pela tecnologia, e como decorre a avaliação pública destes. Além de promover o aprofundamento dos estudos de I+D (Inovação+Desenvolvimento) nas sociedades contemporâneas. Mais precisamente, a partir dos anos 80, os Estudos de CTS ganham força no continente latinomericano. Nos anos 90 e seguintes temos assistido, no âmbito acadêmico, a solidificação de grupos e redes nos estudos das diversas dimensões de CTS, como: Filosofia da Tecnologia, as relações da Ética com a Ciência e a Tecnologia, Educação Tecnológica e Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia e Inovação e relações de Gênero e Tecnologia, entre outros.

 

  O presente grupo de pesquisa pretende aprofundar estas temáticas, considerando inicialmente o recorte epistemológico e a reflexão filosófica e ética conceitual (como é o caso da linha de pesquisa Filosofia da Tecnologia e Ética e Tecnologia), e contemplando as análises sócio-políticas que perpassam a relação entre Ciência e Tecnologia e Sociedade (como é o caso das linhas de pesquisa Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia, Indicadores em Ciência e Tecnologia na América Latina e no Brasil e Educação e Tecnologia). Também serão objetos de pesquisa e de investigação científica as experiências que incluem a relação entre inovação e CTS em âmbito local e regional (como é o caso da linha de pesquisa As relações entre CTS e Inovação em âmbito local e regional). Portanto, serão fundamentais para este grupo de pesquisa todos aqueles estudos que incorporem, ou bem uma análise crítica do avance histórico e filosófico que se produziu sobre os estudos de CTS, incluindo o continente latinoamericano e o Brasil nos últimos 30 anos, ou bem os estudos favoravelmente interdisciplinares, de corte sócio-técnico ancorados nos aspectos políticos, sociais, culturais, educacionais e regionais das tecnologias sociais, como é o caso dos nichos tecnológicos, da questão energética, gestão de água, desertificação, e suas controvérsias meioambientais e conflitos concomitantes. É neste sentido, pois, que este grupo de pesquisa procurará aliar o conhecimento teórico e as experiência práticas a respeito das relações entre CTS, além das demandas regionais a que estão implicadas esta temática.

 

  Em síntese: o principal objetivo do grupo de pesquisa é aprofundar a reflexão em torno à relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, considerando, sobretudo, aspectos filosóficos, históricos, sociológicos, culturais, educacionais e regionais, a fim de fortalecer e garantir um núcleo de referência em pesquisa científica sobre CTS na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na região nordeste do Brasil, promovendo e facilitando o diálogo e o intercâmbio com outros centros especializados nesta temática na América Latina e na Europa. Portanto, a relevância acadêmica e social desta pesquisa reside exatamente aí: trata-se de fomentar e fortalecer os estudos desta temática dentro do ambiente acadêmico e dentro do universo da pesquisa científica no Brasil.

 

  Sabemos que os estudos de CTS ainda encontram-se em estágio embrionário no contexto acadêmico e social do Brasil. Portanto, promover estes estudos significa contribuir para que, do ponto de vista científico, possamos construir grupos de estudos e de pesquisas capazes de criar núcleos de referência e modelos de pesquisa, além de possibilitar diálogos com grupos e centros de estudos avançados, sobretudo, em âmbito nacional e internacional. Trata-se de fomentar e propiciar as redes de cooperação e trabalho que conduzam aos intercâmbios de idéias entre os pesquisadores da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN, entre outras universidades brasileiras, da América Latina e da Europa, como se pode observar no registro das instituições envolvidas neste projeto.

 

 

 

 

 

Histórico

bottom of page